Empoderamento do Cliente Bancário

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Paulo Henrique Valadares Pereira
Ricardo Toledo de Oliveira
Flavio Ceci

Resumo

O avanço da agenda de Open Finance no Brasil provoca uma
transformação geral no modelo de negócio e no ecossistema de serviços
financeiros, evoluindo o papel dos bancos e colocando pressão sobre
os operadores financeiros por meio do empoderamento dos clientes
bancários.
O centro de decisão sobre a oferta de produtos e serviços, com a
decorrente remodelagem dos negócios, agora partirá definitivamente
da visão centrada no cliente bancário, sendo que este decidirá quando,
onde e para quais instituições suas informações financeiras estarão
disponíveis.
A instituição que melhor prover a experiência diferenciada e com
real entrega de valor ao cliente é quem conquistará a principalidade
com seu cliente e se tornará não apenas o concentrador de sua vida
financeira, como também o inicializador dos fluxos de pagamento, de
investimentos e do acesso às finanças pessoais integrais de seus clientes.
Este projeto apresenta uma forma prática e tecnológica para que as
instituições financeiras conquistem a principalidade com seus clientes,
promovendo o bem-estar financeiro às pessoas e estabelecendo o
círculo virtuoso de conquista de dados oriundos do Open Finance, por
meio da solução de gerenciamento de finanças pessoais (PFM, na sigla
consolidada em inglês).

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Seção
Artigos