DLT para infraestrutura de pagamentos instantâneos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro Prandini
Marcelo Martins
Eduardo Nuzzi

Resumo

O Banco Central do Brasil planeja implementar um ecossistema de pagamentos instantâneos. Para isso, estão sendo definidos tanto os requisitos fundamentais desse ecossistema como as ações necessárias para que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) seja capaz de cumpri-los.
Problema: Não estão definidas as implementações tecnológicas necessárias para que o SFN proveja um ecossistema eficiente, seguro, competitivo e inclusivo.
Solução proposta: Foi desenvolvido um protótipo baseado em Distributed Ledger Technology (DLT) para desempenhar as funções de camada de liquidação e switch, centrais para o ecossistema. Foram realizados testes experimentais para investigar a adequação do protótipo aos requisitos fundamentais e foi feito uma demonstração prática com uma carteira digital.
Resultados: Os testes demonstraram que o protótipo processa transações em tempo menor do que o exigido pelos requisitos fundamentais, e é capaz de processar um número de transações por segundo equivalente ao recorde do sistema de Transferência Eletrônica Disponível (TED). Além disso, o protótipo possibilita um modelo em que é possível tanto transações peer-to-peer como transações por meio de intermediários.
Conclusões: Em uma análise preliminar, o protótipo satisfaz demandas de rapidez e escalabilidade, possibilita um modelo de ecossistema inclusivo e competitivo, e permite a implementação de inovações além dos pagamentos instantâneos. Convém realizar experiências mais aprofundadas a fim de comprovar sua aplicabilidade ao SFN.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos